Guilherme Arinelli

[LIVE] A Violência frequenta a escola

Sabemos que a temática da violência nas escolas é complexa e exige a participação de diferentes especialistas e áreas do saber para que possamos superá-la. Nos últimos anos, os casos de agressão, ataques e diferentes formas de expressão de violência física e simbólica entre alunos, professores, gestores e demais atores escolares têm aumentado expressivamente, o que levou o tema a ganhar ainda mais notoriedade na mídia, nos meios acadêmicos e em diversos espaços de comunicação.

A busca pela garantia da segurança de crianças e adolescentes tem envolvido educadores, psicólogos, assistentes sociais, especialistas em segurança pública, entre outros. Porém, ainda longe de ser um problema resolvido, o tema da violência na escola exige um olhar atento e crítico para que possamos compreender as origens deste desafio e as características que o cercam. Visto que a repressão e a fiscalização não são alternativas que tem funcionado nos últimos anos, como podemos superar essa situação? Dentro de uma cultura de violência, o problema de manifesta para além da sala de aula e das agressões entre os alunos, mas envolve toda a comunidade escolar e a sociedade.

Frente a essa demanda urgente, em dezembro de 2023, o Núcleo de Formação Geral [NFG], da Universidade São Francisco, promoveu o evento: A violência frequenta a escola: Como entender, cuidar e prevenir?“. Nele, os professores Guilherme Siqueira Arinelli e Luiz Carlos Ramos, com intermediação do Prof. Luiz Fernando Crespo, discorreram sobre as origens, o cenário atual e os desafios para se enfrentar o tema da violência na escola.

Assista à LIVE completa no youtube: