Guilherme Arinelli

Development, imagination, and art: contribution to research practices in school contexts

O artigo Development, Imagination, and Art: Contributions to Research Practices in School Contexts (Desenvolvimento, Imaginação e Arte: Contribuições para práticas de pesquisa em contexto educativos) de natureza teórico-reflexiva teve como objetivo contribuir com a discussão e análise do desenvolvimento humano, a partir dos pressupostos teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural.

Além disso, inspirado nos conceitos da Psicologia da Arte, propostos por Vigotski, os autores argumentam que o desenvolvimento humano é um processo dramático e revolucionário no qual a imaginação assume um papel central. A capacidade de transgredir os limites do eu e, concomitantemente, de preservar suas características delineia a imaginação tanto como função mental superior quanto como produto de sua própria atividade.

Ao longo do artigo, esses conceitos são articulados com as noções da Psicologia da Arte. Com a finalidade de de defender o uso de diferentes formas de arte para promover processos imaginativos e agência, portanto drama, desenvolvimento e transformação. Por fim, foi apresentado um trecho de um diário de campo. O qual ilustra como a arte pode ser utilizada para promover a criação de espaços dialógicos com alunos do ensino médio. Esses dados referem-se a uma pesquisa comprometida com a transformação dos contextos da escola pública no Brasil.

A perspectiva que é apresentada no artigo difere amplamente de muitos dos conceitos atuais da Psicologia e da Educação que ainda defendem o desenvolvimento como um acúmulo de maturação biológica que se torna mais complexa ao longo da vida. Com base nos entendimentos da teoria de Vigotski e de outros estudiosos, defendemos que o desenvolvimento humano é potencialmente infinito, porém, não indeterminado, uma vez que está em uma relação imbricada com o meio histórico, social e cultural, no qual o sujeito está inserido.

Palavras-chave: Cultural-Historical Psychology, Psychology of Art, Human Development, Imagination, Agency.

Autores

Como citar:
Souza, V. L. T. & Arinelli, G. S. (2021). Development, imagination, and art: contribution to research practices in school contexts. Human Arenas: Arena of Dramatizationhttps://doi.org/10.1007/s42087-021-00204-3

*Texto retirado de https://prosped.com.br/