Guilherme Arinelli

Relação família-escola e o futuro de estudantes do Ensino Médio público noturno

O contexto escolar abrange uma complexa rede de relações que têm sido historicamente marcadas por conflitos que permeiam todos os grupos e instâncias educacionais, desde a relação aluno-aluno e aluno-professor, nas salas de aula, entre os gestores, os familiares e os profissionais do sistema de ensino. No que concerne as interações estabelecidas entre a família e a escola, foco deste artigo, a literatura especializada destaca que há movimentos de cisão e oposição entre essas duas instituições, principalmente no que se refere aos seus papéis na promoção do desenvolvimento e da aprendizagem dos estudantes.

A escola e a família são instituições importantes na vida dos adolescentes, visto a relevância de suas influências na constituição dos modos como os jovens agem e interpretam o mundo e desenvolvem as suas perspectivas de futuro. Nesse âmbito, este estudo objetivou compreender as percepções de pais sobre o papel da escolarização na construção do futuro de seus filhos. Trata-se de uma pesquisa-intervenção em que se adotou como referencial teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural.

Os dados foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas individuais com 5 pais/responsáveis de alunos do ensino médio noturno de uma escola pública estadual. Na análise das falas privilegiou-se a busca pelas expressões com significado relacionado ao papel da escola no futuro dos adolescentes. Os resultados indicam que as trajetórias de futuro construídas pelos pais para o futuro de seus filhos estão envoltas nos processos de exclusão e desigualdades sociais que afetam a relação família-escola, em particular o desenvolvimento de perspectivas de futuro de adolescentes de escola pública. Observou-se também, que as famílias percebem, a si mesmas e aos estudantes, como principais responsáveis por se esforçar para superar as desigualdades estruturais a que estão submetidas e alcançar o que se considera um futuro bom.

Autores

Como citar:
Silva, R. L., Souza, V. L. T., Arinelli, G. S. & Dugnani, L. A. C. (2020). Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade, 2(2), 1-17.

*Texto retirado de https://prosped.com.br/